Fortalecendo a governança, cooperação e acesso ao mercado dos pequenos negócios do entorno das operações de trens turísticos e culturais

Apresentação

Os trens turísticos e culturais promovem o desenvolvimento nas regiões onde atuam, tanto nas grandes metrópoles, quanto em pequenas localidades do interior. Essas operações acionam uma cadeia extensa de pequenos negócios nos setores de meios de hospedagem, alimentação, comércio varejista, artesanato, entretenimento e outras atividades econômicas que são impulsionadas pelo fluxo de turistas e visitantes que buscam esses atrativos.

A ABOTTC e o SEBRAE estabeleceram uma parceria que visa aprimorar essas operações turísticas elevando os padrões de qualidade no atendimento, na segurança e na sustentabilidade.

Serão executadas atividades que promovam os trens turísticos e culturais no mercado brasileiro e que fortaleçam a governança e a cultura da cooperação entre todos os atores envolvidos, de forma que os pequenos negócios do entorno dessas operações se tornem mais competitivos e sustentáveis.

OBJETIVO

Fortalecer a governança, a cultura da cooperação e o acesso ao mercado das operações de trens turísticos e culturais, elevando a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios que atuam no entorno dessas operações.

PÚBLICO ALVO

Compõem-se de pequenos negócios que atuam no entorno de operações de trens turísticos e culturais, nos segmentos de meios de hospedagem, alimentação fora do lar, comércio varejista, serviços, artesanato, entretenimento e outras atividades do setor de turismo.

A meta é beneficiar pelo menos 600 (seiscentos) pequenos negócios que atuam no entorno de 20 (vinte) operações de trens turísticos e culturais espalhadas por diversos Estados, em todas as regiões geográficas brasileiras.

RESULTADOS ESPERADOS PELO PROJETO

Pelo menos 50% (cinquenta por cento) dos pequenos negócios do entorno implantem uma das soluções ou novas práticas de gestão, dentre as disponibilizadas pelo projeto;

Ampliação de 10% (dez por cento), em média, do faturamento obtido pelos pequenos negócios do entorno, durante a execução do projeto;

Aumentar em 15% (quinze por cento) o fluxo de turistas e usuários dos trens turísticos e culturais durante o período de execução do Projeto;

Obter 80% de satisfação dos clientes atendidos pelas operações de trens turísticos e culturais participantes do projeto;

Cada operação de trem turístico e cultural tenha implantado solução que represente significativa melhora para os clientes em termos de melhora na qualidade do atendimento, na segurança da viagem, na facilidade de acesso ou outro aprimoramento na governança e na cultura da cooperação.

AÇÕES QUE SERÃO REALIZADAS

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