SOBRE NÓS


Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais - ABOTTC foi fundada em 2000 e sediada em Campos do Jordão (SP).


A entidade surgiu com a necessidade que os operadores de trens com fins turístico-cultural teve de fortalecer o setor de turismo, promovendo o intercâmbio de informações e dar visibilidade ao sector em comparação com o resto do mercado turístico nacional e internacional.

NOSSA MISSÃO


Promover o crescimento e o desenvolvimento do setor, assim como incentivar a atividade turística nacional através da estimulação de uso dos trens em operação.

NOSSA VISÃO


Divulgar e promover com responsabilidade a estrada de ferro cultural no Brasil e no exterior, sempre cuidando da preservação da herança e o encorajamento da revitalização da ferrovia.

HISTÓRICO


Entre 2000 e 2003, a organização apoiou e realizou, em parceria com o movimento de Preservação Ferroviária - MPF (http://www.trembrasil.org.br/), vários eventos focados na preservação Ferroviária e revitalização com cobertura regional e nacional. A partir de Maio de 2004, a entidades sede foi transferida para a Rua Cosme Velho, 513, na cidade do Rio de Janeiro. Associação foi alterado e legalizado através da constituição de uma OSCIP - Organização Social Civil de Interesse Público.


Associação foi alterado e legalizado através da constituição de uma OSCIP - Organização Social Civil de Interesse Público. Esta decisão foi tomada como foi entendido que os operadores de turismo para fins culturais têm como essencial a preservação e revitalização do património ferroviário nacional, o que faz com que as ações realizadas pela ABOTTC não só no interesse dos operadores, mas de toda a sociedade.


O biênio 2004-2006 foi presidida por Sávio Neves, Diretor Executivo do Trem do Corcovado (RJ) e Anderson Pacheco - Diretor de Serrambi Turismo, responsável pela coordenação do Forró Trem (PE).


A diretoria foi composta por Adonai Aires, Diretor da Serra Verde Express (PR); Jair Baruffi, representante da Giordani Turismo, operador do trem do Vinho (RS), por Berenício Carvalho, representante da Maria Fumaça que liga São João Del Rei para Tiradentes (MG) e José Francisco, representante da Campos do Jordão (SP). Em 2006-2008, Sávio Neves (Trem do Corcovado) foi reconduzido à presidência, com a ABOTTC Adonai Aires Filho (Serra Verde Express) como vice-presidente.


Em 2006-2008, Sávio Neves (Trem do Corcovado) foi reconduzido à presidência, com a ABOTTC Adonai Aires Filho (Serra Verde Express) como vice-presidente. Em uma reunião regular, uma alteração estatutária foi aprovada, que prorroga o mandato de dois para quatro anos. O mandato atual deriva de uma reeleição da presidência anterior e remete para o quadriênio 2008-2012.


O mandato atual deriva de uma reeleição da presidência anterior e remete para o quadriênio 2008-2012. Em 2010, a entidade assinou um importante acordo com o SEBRAE para o desenvolvimento do sector ferroviário turístico-cultural chamado "Trem é Turismo".


Atualmente, nossa diretoria é composta por Adonai Aires de Arruda Filho (Serra Verde Express), e vice – presidente Sávio Neves (Trem do Corcovado).

DIREÇÃO


Diretoria executiva


Adonai Aires Arruda Filho - - - - - - Presidente (Serra Verde Express)

Sávio Luís Ferreira Neves Filho - - - - - - Vice Presidente (Estrada de Ferro Corcovado)

Bruno Crivelari Sanches - - - - - - Primeiro Secretário (ABPF Nacional)

Carlos Alberto Rollo - - - - - - Primeiro Tesoureiro (ABPF São Paulo)

Conselho Deliberativo


Susana Tercila Giordani - - - - - - Presidente (Giordani Turismo)

Vanderlei Alves da Silva - - - - - - Vice Presidente (ABPF - Viação Férrea Campinas a Jaguariúna)


Conselho Fiscal


Anderson Silva Pacheco - - - - - - Presidente (Serrambi Viagens e Turismo)

Cesar Mori Júnior - - - - - - Vice Presidente (Circuito Ferroviário Vale Verde)