Trem Moita Bonita


Trem Turístico e Cultural Moita Bonita

O passeio com o Trem Turístico e Cultural Moita Bonita é uma viagem nostálgica. Uma volta ao passado, precisamente ao início do século XX, relembrando os tempos dos pioneiros que através da Estrada de Ferro Sorocabana fez surgir diversas cidades de nossa região inclusive Paraguaçu Paulista.
Durante a viagem os passageiros são acompanhados por dois monitores que passam informações sobre a locomotiva a vapor, da Estrada de Ferro sorocabana e do Distrito de Sapezal ao som de músicas de raiz sertanejas. Chegando na Estação Ferroviária do Distrito de Sapezal todos poderão apreciar a manobra da locomotiva que entra no viradouro existente próximo a estação para se posicionar no lado oposto da composição para seu retorno. Na estação temos venda de salgadinhos, refrigerantes, cerveja, água, trufas de chocolate e artigos de artesanato. Na praça da Estação temos o Memorial “Irmãs Galvão” que conta a história do início da carreira artistica da dupla. O tempo de permanência em Sapezal é de quarenta minutos, após isso, os passageiros embarcam novamente para o retorno á Paraguaçu Paulista.
No retorno, dentro da composição, uma monitora faz homenagem aos aniversariantes do mês, canta músicas e faz apresentação das cidades participantes do passeio.

Galeria de imagens do passeio


Veja como chegar


Estação Ferroviária Estrada de Ferro Sorocabana / Av. Miguel Deliberador, 217 – B - Centro
Estância Turística de Paraguaçu Paulista / SP

CEP: 19700-000
Telefone: (18) 3361-6165
E-mail:reservamariafumaca@yahoo.com.br
As viagens ocorrem aos sábados e domingos, partindo sempre às 09h00 da antiga Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Sorocabana com destino ao Distrito de Sapezal.
O percurso é de 24km entre ida e volta com três horas de duração.
Antiga Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Sorocabana com destino ao Distrito de Sapezal.
Além dos excepcional passeio histórico e cultural, são relacionadas abaixo algumas atrações da região:
- PARQUE AQUÁTICO BENEDICTO BENÍCIO (Grande Lago)
- CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- PRAÇA 9 DE JULHO – Praça da Matriz
- IGREJA NOSSA SENHORA DA PAZ - MATRIZ
- FONTE LUMINOSA PREF. JAIME MONTEIRO
- JARDIM DAS CEREJEIRAS –
... ver mais
Além dos excepcional passeio histórico e cultural, são relacionadas abaixo algumas atrações da região:
- PARQUE AQUÁTICO BENEDICTO BENÍCIO (Grande Lago)
- CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- PRAÇA 9 DE JULHO – Praça da Matriz
- IGREJA NOSSA SENHORA DA PAZ - MATRIZ
- FONTE LUMINOSA PREF. JAIME MONTEIRO
- JARDIM DAS CEREJEIRAS – Jardim Japonês
- MUSEU HISTÓRICO JORNALISTA JOSÉ JORGE JUNIOR
- DISTRITO DE CONCEIÇÃO DE MONTE ALEGRE
- MEMORIAL “IRMÃS GALVÃO”
Culinária típica em Sapezal, com muitos restaurantes nas proximidades.
Ênfase em músicas de raiz pela dupla "As Galvão" filhas de Sapezal.
História do Município:
Por volta de 1915, com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana, que foi aberta ao tráfego em 1916,” com vagões puxados pela locomotiva “Maria Fumaça”, começa a nascer um novo povoado, com as primeiras habitações, rústicas, de “pau-a-pique”, barreadas, cobertas de folhas de zinco ou “taboinhas” e piso de
... ver mais
História do Município:
Por volta de 1915, com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana, que foi aberta ao tráfego em 1916,” com vagões puxados pela locomotiva “Maria Fumaça”, começa a nascer um novo povoado, com as primeiras habitações, rústicas, de “pau-a-pique”, barreadas, cobertas de folhas de zinco ou “taboinhas” e piso de chão batido. Com elas surgiam os primeiros estabelecimentos comerciais. “Moita Bonita”, nome que se atribui como o primeiro dado à cidade, não corresponde, propriamente, ao núcleo urbano que viria ser mais tarde, Paraguaçu Paulista. Era apenas um ponto de referência ao longo do Ribeirão Alegre, tendo como característica um pequeno bosque, uma moita em meio ao campo existente, uns 400 metros abaixo da atual estação ferroviária.
Cachoeiras em Sapezal, chácaras, viadutos, matas