BOLETIM INFORMATIVO 20 – Dezembro 2015

Trens Turísticos e Culturais do Mundo – “A Rota Indian-Pacific” - Austrália
Sente-se e contemple a paisagem atemporal da Austrália passar pela sua janela nessa viagem épica de trem. Suba em Sydney e desça para passeios nas paradas de Broken Hill, Adelaide e Kalgoorlie, rica em ouro. Ou pegue o trem em Perth e corte o continente na outra direção, do Oceano Índico para o Pacífico. Atravesse as espetaculares Blue Mountains, pare no posto remoto de Cook e viaje praticamente 500 quilômetros pelas robustas planícies Nullarbor. Qualquer que seja a sua direção, você desperta com o aroma de café fresco, assiste um pôr-do-sol flamejante e adormece no balanço rítmico do trem.

Embarque na Estação Central de Sydney e acomode-se na sua cabine ou poltrona para uma tarde confortável observando a paisagem da sua janela. Observe os penhascos de arenito, vales cercados de florestas, escarpas e cachoeiras das Blue Mountains se transformam em paisagens mais áridas do outback de Nova Gales do Sul (New South Wales). Observe o sol flamejante mergulhar em montanhas escarpadas, acácias mulgas e planícies desérticas enquanto janta e saboreia um vinho no vagão de jantar.

Entre em Broken Hill, no início do seu segundo dia e maravilhe-se com a luz intensa e as cores espetaculares que atraíram muitos artistas para a área. A antiga cidade mineradora conhecida como Silver City fica em meio a paisagens desérticas características e um oásis de lagos. Absorva a atmosfera da cidade em uma parada de uma hora. Aprenda sobre a rica história da mineração na Royal Flying Doctor Base. Veja as ‘Living Desert Sculptures’ (Esculturas Vivas do Deserto) e uma das impressionantes galerias de arte. Não se preocupe se parecer que o chão está se movendo sob seus pés. Depois de passar um dia no trem, você provavelmente está transferindo o balanço rítmico do trem para o chão.

Chegue a Adelaide no meio da tarde

A primeira coisa que você observa quando desce na cidade dos festivais da Austrália são os seus edifícios coloniais cercados de majestosos parques, praias e colinas. Veja os edifícios de pedra ao longo da North Terrace e das cafeterias da Rundle Street. Você também passa pela Montefiore Hill, pelo mirante Colonel Light, Adelaide Oval Cricket Ground e Lake Torrens. Você pode passear por um dos postos remotos mais isolados do mundo quando o trem para em Cook. Cook, que já foi um próspero assentamento à beira da ferrovia, agora tem apenas alguns poucos residentes e fica no meio do vasto Nullarbor sem árvores, a cerca de 1.500 quilômetros de Perth.

Desça na capital do ouro da Austrália em tempo para uma expedição noturna. Veja a supermina de ouro iluminada artificialmente, com mais de 400 metros de profundidade, com uma maquinaria gigantesca que parece um caminhão Tonka se vista de longe. Ouça histórias de bandidos e bordéis, fortunas e sofrimentos enquanto passa por magníficos pubs antigos de Hannan Street. Ela recebeu esse nome em homenagem ao irlandês Paddy Hannan, que foi o primeiro a descobrir as riquezas da região em 1893.

Você chega a Perth depois de 68 horas acelerando pelo continente australiano desde Sidney. Esta cidade praiana ensolarada fica mais perto de Cingapura do que de Sydney e é um importante ponto de entrada para a Ásia. Aproveite ao máximo a sua primeira manhã aqui com uma excursão Indian-Pacific ao longo do Swan River e passe por edifícios coloniais cuidadosamente restaurados. Depois de uma rápida passada pelas atrações de Perth, você e sua bagagem serão deixados na sua acomodação na cidade.
 

Trens Turísticos e Culturais do Brasil – “Guararema” – SP

Esse trem turístico e cultural ainda está em implantação com previsão de início da operação nos próximos meses.

O Passeio Cultural Guararema Luis Carlos foi idealizado para resgatar e valorizar a história e o patrimônio da cidade. Guararema tem seu desenvolvimento diretamente ligado à história da Ferrovia, cresceu na cadência e sob o apito de uma Maria Fumaça.

Este resgate está sendo ilustrado por uma das maiores locomotivas a vapor remanescente no país: A Maria-Fumaça 353 – conhecida como Velha Senhora, que conta com 03 carros de passageiros da década de 30 que comportam, ao todo, 150 passageiros.

Circulando entre a estação Central e o estação de Luis Carlos, aproximadamente 7 quilômetros, o Passeio Cultural irá promover uma verdadeira volta ao passado. Atividades pedagógicas e artísticas serão implantadas para contar a história de nosso município e do transporte ferroviário.

Na programação haverá um dia na semana com passeios gratuitos destinados as creches municipais, escolas municipais, escolas estaduais, participantes de programas sociais, melhor idade e moradores de Guararema. As crianças aprenderão a história brincando... os jovens irão experimentar o que aprenderam e os adultos e mais velhos poderão “matar a saudades” daquilo que já viveram.

Guararema é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo. Uma Estação Ferroviária do final do século XIX de onde se pode avistar uma belíssima ponte de ferro inglesa da mesma época. Atrativos estes precursores do nascimento do município. A estação ferroviária é localizada no centro de Guararema e próxima as principais atrações da cidade. Existe uma estrutura que conta com Cinema Municipal (em reforma), Estação Literária e o Centro Cultural, na Estação Central. Na estação de Luiz Carlos, existe uma estrutura totalmente criada para receber o turista, com restaurantes, hotéis, etc.

A História da Estação Ferroviária confunde-se com a própria História da cidade, já que foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970. O Pontilhão, próximo à estação de trem, no Centro da cidade, chama a atenção de todos que a veem devido à grandiosidade de sua arquitetura de origem inglesa. A estação foi reformada e transformada em Centro Cultural onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Cultura.

 

Dicas para a Gestão de Pessoas

Um dos desafios líder moderno é elevar o desempenho da equipe sem aumentar a folha de pagamento. A gestão de pessoas é uma ferramenta fundamental para chegar lá.

A competência foi deixada de lado por muito tempo e o chefe linha dura reinou absoluto nas companhias durante décadas.

Felizmente, a liderança autoritária está com os dias contados, dando espaço para uma atuação mais democrática e voltada ao desenvolvimento dos colaboradores.

Confira algumas dicas para fazer uma boa gestão de pessoas:

Conheça a sua equipe: o primeiro passo é saber quais são os pontos fracos e fortes das pessoas que trabalham com você. Assim, você poderá atribuir tarefas específicas de acordo com as habilidades de cada um e elevar o desempenho do time como um todo.

Tenha confiança nos seus funcionários: ter fé no trabalho da sua equipe é fundamental. A confiança faz com que as habilidades e talentos apareçam.

Saiba delegar: você não precisa se envolver em cada detalhe dos projetos e atividades que comanda. Se todos estiverem bem alinhados com os objetivos a ser alcançados e bem preparados para exercer suas funções, os resultados serão alcançados.

Estimule a participação: essa postura fará com que ideias inovadoras surjam e problemas possam ser resolvidos mais facilmente. Premie as melhores ideias com um vale-presente ou um convite para um almoço especial, por exemplo, para aumentar o engajamento.

Esteja presente: você nunca deve se isolar de sua equipe. É importante para o funcionário ter uma troca constante com o líder. Seja acessível, retornando prontamente as sugestões e críticas levantadas.

Aposte nos feedbacks: você deve ser franco e justo com os seus funcionários. Reúna-se com frequência com cada um deles para mostrar o que você está pensando sobre o trabalho desenvolvido até ali. Elogie o desempenho satisfatório e mostre os pontos que ainda devem ser melhorados.

Comemore as conquistas: se a sua equipe alcançou uma meta ou solucionou aquele problema que parecia impossível, é preciso celebrar. Você não precisa fazer nada extravagante. Pode apostar em um café da manhã ou happy hour. Até um elogio formal, com cópia para toda a empresa, pode ser uma maneira eficaz de agradecer o esforço do seu time.

Download desse informativo Informativos anteriores